Re: [ai-trans] newsletter

Delete this message

Reply to this message
Author: nah
Date:  
To: lista di coordinamento traduzioni A/I
Subject: Re: [ai-trans] newsletter
ciao,
here it is, portuguese version. :)

++
VERSÃO EM PORTUGUÊS
++

NOTÍCIAS BOMBÁSTICAS: ESTATÍSTICAS E REPRESSÕES
Curta suas estatísticas!
Medo? Não, obrigado

++++

Você tem um blog no Noblogs mas as ferramentas de estatísticas disponíveis não estão satisfazendo sua mania de curiosidade? Você usava um contador comercial no seu website e nós falamos para você parar de usá-lo? Você está em busca de novas e mais insanas distrações? Agora você pode ter o que precisa: a nova ferramenta de estatística do Autistici/Inventati.

Depois de anos e anos de pedidos, orações e ameaças, finalmente os/as entusiastas usuários/as do Autistici/Inventati podem usar um serviço que conta as visitas em seus sites e blogs.

A nova ferramenta web de estatística do Autistici/Inventati inclue ambos os websites hospedados em nossos servidores e os blogs em Noblogs.org, e é baseado no Piwik (http://piwik.org), que é software livre.

Ativar esse tipo de ferramenta nos nossos serviços não foi uma decisão fácil para o A/I, pois nós preferimos não guardar dados de usuários/as, mas nesse caso nós pesamos os prós e contras, e os prós ganharam.


O ponto é que recolher estatísticas web significa controlar todas as visitas a páginas dos sites em questão e verificar a origem, essa atividade pode muitas vezes ser associada ao perfil de um usuário/a, que geralmente está ligada à pesquisa de mercado e gravação de log. Mas ao contrário dos serviços comerciais como o Google Ads?, no nosso caso nós só olharemos alguns detalhes, como o link de origem da visita: mas de forma alguma, nós não gravamos IPs, endereços que associam a visita a uma pessoa real, nós também removemos o plugin mais intrusivo que tinha, como aqueles que checam o país de origem de cada visita e o tamanho da tela do/a visitante.

Além disso, utilizando plugins que dificultam essa criação de perfis, como o Adblock no Firefox, os visitantes podem evitar serem detectados pelo monitoramento do Piwik. Isso é desvantagem para a pessoa que cuida do site, pois ela não saberá a conta de todos os visitantes, mas tem a vantagem de que cada pessoa pode escolher ser não detectada/contada. No entanto, você pode aconselhar seus amigos/as a desabilitar o Adblock só para o seu website/blog e o problemas estará parcialmente resolvido.

Mas se é você que não gosta da idéia da "criação de perfis" dos seus leitores/as, não se preocupe: Piwik não é ativada por padrão, somente se a/o admin do website/blog escolher fazer isso. Para ativá-lo, veja esse manual para websites (somente em inglês e italiano ainda):
http://www.autistici.org/en/stuff/user_howto/man_web/web_stats.html

e esse para Noblogs:
http://www.autistici.org/en/stuff/user_howto/more/man_blog/man_Lifetype/blog_stats.html

Considere, no entanto, que esse serviço é público e, portanto, qualquer pessoa pode ver as suas estatísticas. Isso também significa que você pode publicá-las no seu website, usando uma série de widgets.

Em qualquer caso, é altamente recomendável que você use o Piwik se você está usando atualmente um contador comercial (como o Shinystat): na verdade, como você já deve ter lido na nossa política ( http://www.autistici.org/pt/who/policy.html ), esse tipo de serviço comercial deve ser absolutamente evitado no espaços web no A/I, uma vez que entra em conflito com a proteção ao anonimato que tentamos implementar da melhor forma possível.

+ Medo? Não obrigado

Mau começo de ano, deste 2009: entre os sombrios sinais à nossa volta, um dos mais pertubadores para nós foi a desocupação do Cox18, um centro social ocupado milanês que fez a história dos hackers italianos e hospedagem da Livraria Calusca e do Arquivo Primo Moroni, uma verdadeira e histórica memória do antagonismo, não só de Milão, mas de toda a Itália:
http://cox18.noblogs.org/post/2009/01/28/cox18-under-attack
Como todos esperávamos, o centro social foi re-ocupado no dia 13 de Fevereiro e já estão previstas muitas iniciativas, listadas aqui:
http://cox18.noblogs.org/post/2009/03/01/cucu-siamo-tornati

Entretanto, Milão também se prepara para o 28 de fevereiro, quando vai acontecer uma manifestação nacional contra o frenesi da lógica de segurança do governo, e pela auto-gestão e espaços sociais livres:
http://cox18.noblogs.org/post/2009/03/01/cucu-siamo-tornati

No que diz respeito ao frenesi da segurança que está nos assombrando, é que na Itália eles estão tentando fazer passar um pacote de leis que violam os direitos fundamentais como o direito à assitência médica para imigrantes irregulares. Não podemos deixar de olhar para isso sem pensar num tipo de piada sem graça, que nos faria rir se não fosse tivesse junto um odor podre para aumentar o fascismo, para a grande terça-feira nós sugerimos que você participe de um carvanal menos ridículo e muito mais divertido: no dia 24 de fevereiro participe com sua máscara nos deesfiles de carnaval, pegue o seu lugar em Florença contra as políticas de segurança e políticias do medo:
http://nopacchettosicurezza.noblogs.org/post/2009/02/19/firenze-24-febbraio-street-parade

Nesse meio tempo, no entanto, as políticas de medo estão se espalhando por todos os lugares, entre as alterações do pacote de lei já mencionandas, existe um artigo que pode abolir uma boa parte da liberdade de expressão na Internet para os/as usuários/as italianos/as, uma vez que isso permitiria que Ministério Italiano do Interior ponha offline qualquer web página que discorde das atuais leis:
http://cavallette.autistici.org/2009/02/2731

Quando olhamos em volta nos sentimos mais e mais preocupados, mas insistimos em rejeitar o sentimento de medo. E gostaríamos de recolher as contribuições de todos/as aqueles/as que, como nós, recusam o medo, também para criar redes para se opor ao pacote de leis da "segurança" e de todo esse frenesi em torno da segurança que quer nos paralisar. Nós estamos participando no projeto paura.anche.no (literalmente: medo? não, obrigado). O website http://paura.anche.no está online: se você quer contribuir com imagens, vídeos, textos ou qualquer coisa, escreva para panic@???

21 de Fevereiro de 2009
Coletivo Autistici-Inventati
http://www.inventati.org
http://www.autistici.org