Re: [IndyPt] Trabalho académico

Author: sardera
To: frederico magueta
CC: riosparaocarmo
Subject: Re: [IndyPt] Trabalho académico
Olá Frederico

Desculpa o atraso na resposta. Espero que ainda vá a tempo.

O Indymedia português nasceu em 2000 (ainda sob o nome azine.org,
enquanto esperava pela aprovação da rede indymedia para fazer parte
dela. O que aconteceu logo em 2001.

As repostas às tuas perguntas estão (apesar da ligeira desactualização
desses documentos que srão actualizados em breve) basicamente
respondidas em
http://pt.indymedia.org/conteudo/politica
http://pt.indymedia.org/conteudo/indymedia

No entanto, se precisares de mais informações, avisa. E - entretanto -
umas tentativas de resposta que te ajudem a arrancar com a coisa:

- A base organizacional do Indymedia (não só de cada um dos Indymedias
mas também em termos de organização de toda a rede) é feita com bases
horizontais. Ous eja, combatendo a hierarquia onde ela surja ou onde
possa parecer mais eficiente. A eficiência deve sempre perder para o
compromisso de não criar quem mande e quem obedeça.

- o servidor onde o indymedia está alojado foge das grandes corporações
e refugia-se em local feito por gente que nos é próxima, onde está muito
mais seguro e muito mais em nossas mãos. Nesse sentido, é privado. Mas,
no sentido em que o Indymedia é de quem for voluntário e no sentido em
que a publicação neste site se quer livre, a «propriedade» é coisa que
não se coloca muito, acho eu.

- A publicação livre (que está em funcionamento deficiente, mas que é o
coração deste projecto e que irá voltar a funcionar em pleno) é aberta a
todas as contribuições que «estejam à altura dos tempos, que modifiquem
a consciência das multidões e abram espaços de sociabilidade alternativa
subtraída à lógica da guerra, do capitalismo e do patriarcalismo».

- em princípio, TODAS as contribuiçãoes são aceites. Mas poderão ser
retiradas do site desde que exista um consenso do colectivo editorial,
após o que será dada a devida explicação à pessoa que os colocou, caso
seja solicitada:

- marketing comercial;
- contribuições repetidas;
- contribuições vazias;
- contribuições com proselitismo religioso;
- contribuições com proselitismo partidário
- de carácter pessoal;
- ataques;
- violações da privacidade;
- expressões da violação da vontade livre e autodeterminada dos
indivíduos;
- contribuições administrativas
- apelos racistas, xenófobos, machistas ou eivados de qualquer outro
tipo de discriminação.

Espero ter ajudado

Sardera
(pelo colectivo editorial)